segunda-feira, 9 de junho de 2014

O poder das cores

     Escolher uma cor é sempre muito difícil. As cores podem sugerir sensações de frio (cores frias: violeta, azul e verde), calor (cores quentes: amarelo, laranja e vermelho), aconchego, podem aproximar e ampliar, além de afetar nosso humor.

    
     O local a ser pintado deve ser bem analisado para ser de boa qualidade, pois se a parede não estiver em bom estado, pintar a residência será um investimento sem retorno. Por isso deve ser analisado o preparo da parede, o tipo de material (madeira, concreto, tijolo), o estado de material (parede descascada, bolor, rachaduras), as condições do ambiente e o que se quer atingir com as cores (brilhante, neutro, opaco).
     
Dicas importantes:
  • Pintar o teto de branco dá mais luminosidade ao ambiente e aumenta visualmente o pé-direito.
  • A cor da tinta na parede pode ficar diferente da que consta no catálogo. Por isso antes de comprar uma lata, a dica e adquirir 1/4 de galão e testar em uma pequena área (1x1m já dá pra ter uma noção).
  • Quanto mais claros as cores das paredes, menos energia elétrica gastará.
  • Para rebaixar o pé-direito pinte o teto de uma cor escura.
  • Se os móveis forem escuros, é recomendado usar cores claras para dar mais destaques as peças.
  • Em ambientes pequenos a harmonia monocromática é a mais recomendada, pois terá menor poluição visual.
Quarto de bebê em harmonia monocromática.
Harmonia monocromática.
 


domingo, 8 de junho de 2014

Equílibrio simétrico na decoração.

     Equilíbrio simétrico é um conceito muito explorado no mundo do design. Sinônimo de beleza na arquitetura clássica, na qual sua principal finalidade é obter o equilíbrio visual e sua principal marca é rigidez e a perfeição. 
     A decoração simétrica, considerada uma forma básica e convencional, passa uma ideia de harmonia e aconchego.

Ambiente em equilíbrio simétrico.
     Na prática o equilíbrio simétrico funciona na seguinte maneira, a partir de um eixo definido, trabalha-se de forma a repetir móveis ou elementos decorativos na forma equilibrada de ambos os lados buscando o equilíbrio visual, como se as duas partes fossem espelhadas. De uma explicação mais simples, como se uma linha imaginária no centro dividisse os dois lados, muitas vezes em dois lados idênticos.


     Em alguns casos a simetria pode causar uma monotonia excessiva, causando uma sensação de tédio pela falta de dinamismo. Para corrigir esse erro, deve ser considerado alguns elementos para que no final não fique cansativo.
     O uso de cores, tecidos, texturas diferenciadas e composição de formas. como ângulos retos e com curvas propõe um aspecto mais contemporâneo ao espaço.

Ambientes simétricos: